União marca trajetória do Sincor-GO

União marca trajetória do Sincor-GO

Selo comemorativo será lançado nesta quinta-feira, 05 de maio

A fundação do Sincor-GO, no dia 14 de maio de 1986, acompanhou fatos decisivos na história do mercado de seguros e do Brasil. Da promulgação da atual Constituição Federal, em 1988, à luta para impedir a centralização do segmento no Banco Central. Foram capítulos marcantes na trajetória do SINCOR Goiás, que completa 30 anos no próximo dia 14, com uma programação especial para corretores de seguros, seguradores e demais profissionais do setor. Esses eventos começam nesta quinta-feira (5), na cerimônia de lançamento dos selos comemorativo e postal alusivos à data, às 19h30.

Será momento de celebrar vitórias como a criação, em Goiânia, em 1986, da então Associação Profissional dos Corretores de Seguros e a conversão, em 1988, no Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Capitalização, de Previdência Privada e de Resseguros no Estado de Goiás (Sincor-GO).

Na ocasião, serão entregues várias homenagens a personalidades do setor que têm relação direta com essa trajetória, a exemplo do presidente da Fenacor e ex-presidente da entidade, Armando Vergílio.

O início
A primeira ação que originou a formação do sindicato foi a reunião de grupo de corretores goianos conscientes da necessidade de fundar o sindicato da categoria. No segundo momento, os associados foram conscientizados sobre a importância de desmembrar a instituição do sindicato de Minas Gerais, ao qual era ligada à época. A busca de apoio das seguradoras foi outra iniciativa tomada pela associação com vistas ao seu fortalecimento institucional.

Apesar do aval dos associados para transformação em entidade sindical, houve barreiras na lei que dificultavam a instalação do sindicato. A legislação da época impunha, por exemplo, o estágio probatório como condição para o estabelecimento de sindicatos. Para tanto, o Sincor-GO interveio em Brasília, na época da Constituinte. Foi o ponto decisivo para a criação do Sincor Goiás, que era chamado de associação. Não havia entidades da categoria em Brasília. Portanto, todo o trabalho foi coordenado pelos corretores goianos. Ao final, o sindicato atingiu o seu objetivo, de contar com legislação sobre seguros na nova Constituição.

Vitórias marcantes
Ultrapassada essa barreira, o Sincor-GO foi instituído em 1988, com tempo de duração indeterminado. Já nos primeiros anos de atuação, o sindicato encampou a luta contra a centralização do setor de seguros no Banco Central. Esse trabalho resultou na representação do mercado por instituições como o CNSP, Susep e Fenacor. Para o presidente do Sincor-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, a história da fundação do sindicato se resume em união e persistência. "Me sinto honrado por integrar uma classe perseverante e unida. A prova disso está na trajetória do Sincor Goiás, construída pelo compromisso de homens e mulheres que não pouparam esforços para consolidar um sindicato atuante e determinado em sua missão de defender os corretores de seguros e prestar excelentes serviços à sociedade", conclui.

 

Fonte: Sincor-GO

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp